A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é responsável por bloquear a passagem do ar para os pulmões e afeta principalmente os fumantes. Em alusão ao Dia Mundial da Patologia, que ocorre na 3ª quarta-feira do mês de novembro, a Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV), em parceria com empresa Boehringer Ingelheim do Brasil, organizou, nesta sexta-feira (18), uma ação de conscientização da população para os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce.
Durante o evento, pacientes que frequentam o Núcleo Regional de Especialidades de Vitória (NREV), conhecido como CRE Metropolitano, esclareceram dúvidas com profissionais de saúde e tomaram conhecimento do exame de espirometria, utilizado para a identificação de alergias ou insuficiências respiratórias.
Os interessados responderam uma enquete com perguntas simples relacionadas à saúde e possíveis sintomas apresentados nos últimos meses, sendo informados sobre a necessidade ou não de realizar o exame de sopro. Os que obtiveram resultados positivos serão atendidos no Núcleo na próxima semana. Com o intuito de garantir a melhor organização e não prejudicar a agenda existente na especialidade, os cidadãos agendados durante ação realizarão a avaliação em dias específicos e reservados para essa oferta.
A enfermeira Noêmia de Jesus Macedo, responsável técnica do Programa de Oxigênio e Asma no Núcleo Regional de Especialidades de Vitória, ressaltou que a ocasião possibilita a busca ativa por pacientes propícios à doença e garante que a informação sobre o assunto seja repassada de forma objetiva para todos.
“A DPOC atinge milhares de pessoas todos os anos e precisa ser cada vez mais divulgada para a sociedade. Uma ação como a realizada nesta sexta-feira (18) garante que o cidadão tenha maior conhecimento sobre o assunto e proporciona uma busca ativa de possíveis casos, principalmente das pessoas fumantes”, destacou Noêmia de Jesus Macedo.
Leia a matéria na íntegra Aqui