Os cuidados com o diabetes são lembrados no mês de novembro. A informação é essencial para prevenção e redução de agravos provocados pela doença. Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesa) lança a campanha “Novembro Diabetes Azul” para chamar atenção sobre os cuidados com a saúde.
O diabetes é metabólico, ou seja, a doença está relacionada à forma como o corpo humano metaboliza (ou transforma) os alimentos ingeridos em energia para se manter em funcionamento. De início, não apresenta sintomas, o que a torna perigosa, pois quando não percebida, pode acometer silenciosamente os órgãos, vasos sanguíneos e, com o passar do tempo, causar doenças renais, cardíacas, cegueiras, problemas nos dentes e até mesmo amputações.
O fato de que o diabetes se desenvolve devagar, de forma quase imperceptível, e a falta de informação sobre a doença, faz com que, em muitos casos, o diagnóstico do diabetes já seja feito em decorrência de uma complicação, como doença no coração, nos olhos ou pelo aparecimento de ferida que não cicatriza. Daí a necessidade de divulgação para que pessoas que já apresentam fatores de risco façam exames de rotina para diagnóstico precoce.
A médica endocrinologista Juliana de Paula, referência da Secretaria da Saúde (Sesa), ressalta a importância de diagnosticar o tipo de diabetes e, assim, utilizar o tratamento adequado imediatamente. “Os estudos mostram que quando tratamos bem o diabetes desde o diagnóstico, conseguimos mudar a história natural da doença e prevenir as complicações crônicas. Então, cabe ressaltar a importância da adesão aos medicamentos, tanto para tratar o diabetes quanto as outras doenças que possam estar associadas, como a hipertensão arterial e a dislipidemia (colesterol e triglicerídeos altos no sangue)”, explicou da endocrinologista.
Como uma ação alusiva ao Novembro Diabetes Azul, a Sesa, por meio da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas) – Área Técnica do Núcleo Especial de Atenção Primária e o Núcleo Especial de Atenção Especializada, vai promover nesta quarta-feira (23), a partir das 07h30, o atendimento aos servidores com medição de glicemia, aferição de pressão e esclarecimentos sobre a doença. Às 09h30, será realizada uma roda de conversa com os servidores, o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, e o cardiologista Henrique Bonaldi. A ação será no auditório da Sesa, em Vitória.
Leia a matéria na íntegra: Aqui