• Governo do ES intensifica combate ao Aedes Aegypti

    Governo do ES intensifica combate ao Aedes Aegypti

    Para vencer o mosquito Aedes aegypti e todas as doenças que ele transmite é preciso que governos e população continuem juntos e ataquem por todos os lados, sem deixar que a vigilância enfraqueça. Por isso o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), retomou nesta quinta-feira (18) a discussão sobre as ações de combate ao transmissor da dengue, da Chikungunya e do Zika.

    Nesta etapa do enfrentamento, as equipes do Governo do Estado vão levar aos municípios informações e orientações que contribuam para sensibilizar a população quanto à necessidade de mudança progressiva de hábitos. A intenção é mostrar que, com ações simples, como o uso e o armazenamento adequado de água e com o fim do despejo de resíduos e entulhos em ruas e terrenos baldios, é possível reduzir o número de focos do mosquito Aedes aegypti.

    Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, a Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, do Zika e da Chikungunya criou uma diretriz específica para orientar ações de saneamento básico com foco na eliminação do mosquito e, neste momento, depois do todos os mutirões de limpeza e vistoria de ruas e casas que foram realizados no Estado, é necessário dar continuidade às ações de conscientização com esse foco para que consigamos manter as cidades capixabas livres de criadouros do mosquito.

    “A proliferação do Aedes aegypti é uma questão que precisa de soluções de enfrentamento que ultrapassam a governabilidade do setor saúde. A Sesa diz que o acúmulo de lixo é um problema, que o tonel usado para armazenar água se torna criadouro do mosquito, mas a Saúde não tem governabilidade para fazer coleta de lixo ou para orientar a população como armazenar água corretamente, caso necessário, é por isso que outras pastas estão junto com a gente nesse trabalho”.

    A subsecretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Sedurb, Marinely Magalhães, enfatizou a importância do envolvimento dos setores municipais que atuam na gestão das cidades. “Apesar da limitação financeira que muitos municípios e o próprio Estado estão enfrentando, é preciso fortalecer as ações já em andamento e construir novas soluções”.

    Reuniões 

    A primeira aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), na sede da Sesa na Enseada do Suá, em Vitória, com representantes de secretarias de obras e secretarias de saúde dos municípios da Região Metropolitana e também com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Na terça-feira (23) será a vez dos municípios da Região Central, em Colatina.

    Os municípios da Região Sul se reúnem no dia 26, em Cachoeiro de Itapemirim, e por fim, no dia 30, a última reunião acontecerá em São Mateus, direcionada para os municípios do Norte do Estado.

    Parceria nacional 

    As ações fazem parte da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Dengue e aos Vírus Chikungunya e Zika, coordenada por vários ministérios, entre eles o Ministério da Saúde. No Estado, estão envolvidos diretamente nas ações a Sesa, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Sedurb, a Sedu, a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), a Defesa Civil e o Iema.

    A Sala Nacional foi criada para gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. Semanalmente, a Sala Nacional articula as ações de mobilização com as Salas Estaduais por meio de videoconferências.

    Próximas reuniões

     

    Região Central

    Data: 23 de agosto

    Horário: 9h

    Local: Auditório do Sanear, em Colatina

    Municípios participantes: Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama, Vila Valério.

    Região Sul

    Data: 26 de agosto

    Horário: 9h

    Local: Auditório da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim

    Municípios participantes: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta.

    Região Norte

    Data: 30 de agosto

    Horário: 14h

    Local: Auditório do CRAS, em São Mateus

    Municípios participantes: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Vila Pavão.

    Informações à Imprensa

     

    Assessoria de Comunicação – Sedurb

    Loureta Samora

    (27) 3636-5002 / (27) 99972-5128

    loureta.samora@sedurb.es.gov.br/comunicasedurb@gmail.com

    Lícia Mendonça

    (27) 3636-5021

    licia.mendonca@sedurb.es.gov.br

    Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

    Jucilene Borges

    jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

    Juliana Rodrigues

    julianarodrigues@saude.es.gov.br

    Ana Carolina Stutz

    anapinto@saude.es.gov.br

    Juliana Machado

    julianamachado@saude.es.gov.br

    Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-2776

    Deixe um comentário →

Photostream